QUEM SOMOS
Nossa história:
São 19 anos de uma abordagem singular na formação de atores no Rio de Janeiro. Ao combinar técnicas contemporâneas de atuação ao conhecimento por meio da filosofia e da psicanálise, o Nu Espaço vem se consolidando, desde 2003, como um dos centros de formação de atores mais conceituados da cidade e um autêntico celeiro de talentos. Nesse período passaram pela escola jovens artistas que atualmente se destacam em televisão, cinema e teatro, como Ísis Valverde, Marina Moschen, Rômulo Estrela, Isabela Santoni, Danilo Mesquita, Danilo Ferreira, Bia Arantes, entre tantos outros. Mais do que o sucesso, o traço comum entre essas trajetórias – e sua convergência com a proposta do Nu Espaço – é a perspectiva do trabalho do ator como um processo de elaborada lapidação. Um ofício que exige rigor, dedicação e embasamento permanentes para que se alcance uma interpretação expressiva do mundo e do fenômeno artístico.
Desnudamento:
O nome da escola, por sua vez, reflete a proposta de um desnudamento metafórico, que se dá por meio de um trabalho cuidadoso sobre as mentes e corpos de cada aluno. A percepção das máscaras sociais de cada ator, a identificação de condicionamentos corporais, a compreensão do acaso como um elemento positivo em cena, são alguns dos eixos desse desnudar-se.
Estímulo ao conhecimento:
O Nu Espaço investe também no conhecimento como um diferencial para o ator por meio da filosofia (com forte viés da psicanálise), que tem presença marcante durante todo o curso. Chave para a compreensão da arte, a filosofia fornece aos alunos elementos para uma formação artística rica e diversifica. O programa da escola promove diálogos instigantes entre autores/criadores como Nietzsche, Kant, Schopenhauer, Freud, Guimarães Rosa, Caetano Veloso e Machado de Assis, estimulando, desde o início da formação, o poder de reflexão dos jovens atores.





